Sabe como avaliar o valor de um imóvel? Entenda o verdadeiro significado de: preço justo!

Sabe como avaliar o valor de um imóvel? Entenda o verdadeiro significado de: preço justo!

Mecanicamente, quando somos confrontados com o mercado imobiliário, percebemos desde logo que este se apresenta repleto de variáveis que podem interferir no valor de um imóvel. Sendo que umas são mais concretas – como por exemplo, a comparação entre um imóvel novo e um usado – muitas outras não são tão evidentes, sendo mais difíceis de calcular e até mesmo desconhecidas por muitos, no momento de avaliar os critérios que influenciam o valor de um imóvel.


Então, quais são, de facto, os critérios que influenciam o valor de um imóvel no mercado imobiliário?

Antes de menciona-los é preciso perceber a partir de que ponto é que essa avaliação deverá por ser trabalhada, ou seja como fazer uma avaliação?

A melhor maneira de a fazer, generalizando, é ter disponíveis sempre dois ou mais elementos de comparação e, no mercado imobiliário não é diferente.

Conforme as preferências pessoais de quem procura um imóvel, é preciso analisá-las e a par disso fazer a comparação de preços com imóveis que vão ao encontro das mesmas. Ou para quem quer colocar o imóvel à venda, é necessário perceber todas as características diretas e indiretas do seu imóvel e comparar com imóveis similares, que deverão estar inseridos na mesma localização, nas proximidades ou em localizações semelhantes.

1.Descubra o preço médio da região


Um dos primeiros passos será, saber os valores que, no momento, são praticados na comercialização de um imóvel na região de preferência.

O objetivo é entender uma média de preço por metro quadrado dos imóveis nessa mesma zona. Pois, chegando a essa conclusão será mais fácil definir um preço base para um imóvel dependendo da sua área.

Claro que esse valor aumentará ou poderá diminuir depois de serem consideradas todas as características que irão ser mencionadas. No entanto este é um excelente ponto de partida para definir um valor base.

Ao fazer esta pesquisa de valores, irá provavelmente deparar-se na existência de alguns imóveis em mercado que apresentam preços muito discrepantes da média, onde o seu valor ou é demasiado alto ou demasiado baixo em comparação à mesma. Daí é importante perceber o porquê desta disparidade de valores:

  • Quando um imóvel está a um valor consideravelmente menor do que o valor médio daquela zona será, muito provavelmente, porque o vendedor está com bastante urgência em o vender ou existe no imóvel algum problema de danificações, infiltrações, vizinhança, entre outros;
  • Quando um imóvel está a um valor consideravelmente maior do que o valor médio, muito provavelmente, a razão disso é que o vendedor está a supervalorizar o seu próprio imóvel, por motivos muitas vezes emocionais.

2. Localização


Este é, sem dúvida, um dos critérios que mais influenciam o valor de um imóvel. Todas as regiões têm cidades mais procuradas e todas as cidades têm, por sua vez, freguesias e zonas mais requisitadas fazendo o preço quadrado do imóvel valer mais. Até mesmo dentro da mesma zona/freguesia os valores podem variar, tendo em conta a divergência entre ruas onde existe maior ou menor movimentação, ruido, etc.

Por outro lado, existem imóveis mais próximos ou mais afastados do centro e que, portanto, terão menos ou mais valor, influenciando também o preço final.

Acessibilidades, facilidades, serviços públicos, comércio local e características da vizinhança também entrarão como critério a ser analisado quando se fala em localização.

3.Características


Mesmo que um imóvel tenha uma fantástica localização, o seu preço pode ser menor do que outros semelhantes da mesma zona e isso justifica-se com a análise de algumas características.

Por exemplo:

  • Imóveis novos valem mais do que imóveis usados
  • A distribuição e comodidade das várias áreas, onde quanto mais espaçosas e bem aproveitadas as divisões de um imóvel maior será a sua valorização
  • Quanta maior capacidade uma garagem tem para um maior número de automóveis, mais valor o imóvel terá
  • Quanto mais conforto e comodidade um imóvel proporcionar maior será o seu valor. Como por exemplo, ter aquecimento, armários embutidos, bons acabamentos, boa exposição solar, etc.
  • Se um imóvel, inserido em um condomínio ou edifício, tem boas áreas de lazer comum, será também mais valorizado
  • Um imóvel que inclui alguns extras, a nível de armazenamento, arrumos, closets, lavandaria, entre outros, são considerados como mais-valias e como tal, acrescentam valor ao preço final
  • O ano de construção influência, em muito, o valor do imóvel
  • Todas estas e muitas mais características, em comparação com imóveis semelhantes e na mesma localização, podem influenciar bastante o valor de um imóvel.

4.Conte com a ajuda de um profissional


Num segmento tão dinâmico e especializado como é o mercado imobiliário o ideal será mesmo recorrer à consultoria de um consultor imobiliário, mesmo que consiga perceber e identificar, por si próprio, alguns dos diversos critérios que definem o valor de um imóvel.

Um consultor imobiliário é formado e tem experiência suficiente para identificar vantagens e desvantagens com maior facilidade e, sobretudo, com assertividade.

 

Como conclusão, dois imóveis que aparentemente são muito semelhantes, poderão por apenas pequenos detalhes, apresentar preços bastante distintos. E como tal, é importante perceber que para chegar ao preço justo de um imóvel é uma tarefa que requer serenidade, competência e algum conhecimento, sendo que para isso optar por alguém que lhe garanta precisão é fundamental para que um bom negócio seja realizado.

Fale com a BelleVille Imobiliária e opte por uma avaliação profissional e precisa do valor do seu imóve.


Avaliar Imóvel

Este artigo foi-lhe útil? 

Se sim, deixe o seu comentário abaixo, partilhe-o com os seus amigos e subscreva a nossa Newsletter para ficar a par das próximas dicas, sugestões e todos os artigos do seu interesse. 

[mc4wp_form]

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *