A água é um bem essencial. É fundamental, por isso, aproveitá-la da melhor forma possível. No artigo de hoje da rubrica semanal Deco Alerta, destinada a todos os consumidores em Portugal e assegurada pela Deco – Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor para o idealista/news, explicamos-te como podes, de forma rápida e sem grande dificuldade, poupar água. E sim, é mais simples do que parece.
Envia a tua questão para a Deco, por email para decolx@deco.pt ou por telefone para 00 351 21 371 02 20.
De Norte a Sul do país está a viver-se um sério período de seca. Todos os consumidores podem ajudar a diminuir os efeitos desta grave carência de água. Existem pequenos gestos que ajudam a baixar o consumo de água.
Deixamos aqui alguns exemplos de poupança de água. Portugal e o Planeta agradecem!
Na utilização da casa de banho
Opta sempre por tomar duche e o mais rápido possível. Evita manter a torneira aberta mais de cinco minutos, fechando-a para se ensaboar. Um duche de 10 minutos com a torneira sempre aberta pode gastar entre 45 e 180, dependendo da eficiência hídrica da torneira ou do chuveiro. Mantém a torneira aberta só o tempo indispensável para te molhares e retirares o champô e sabonete.
Se conseguires recolher a primeira água do duche, com a ajuda de balde, por exemplo, até chegar a água quente, poderás utilizá-la para lavar o chão e regar os canteiros de flores. Ou até substituir uma descarga de autoclismo.
As famílias com crianças pequenas que ainda são obrigadas a praticar banho de imersão podem optar por não encher a banheira a mais de um palmo de altura.
Com frequência utiliza-se a sanita para deitar fora lixo, como sejam lenços de papel, algodão, toalhitas e cotonetes, entre outros. É preciso uma descarga completa – 10 ou 12 litros, em muitos modelos – para os fazer desaparecer. A solução passa por colocar um pequeno caixote do lixo na casa de banho e por explicar aos mais jovens como o usar.
Na cozinha
As máquinas de lavar loiça e roupa são grandes gastadoras de água. O consumo de água no ciclo de pré-lavagem de uma máquina de lavar loiça corresponde, sensivelmente, a 1/3 do consumo do ciclo principal. Assim, deves evitar a pré-lavagem, até porque a eficácia atual das máquinas é grande. Não precisas de passar por água a loiça suja antes de a colocares na máquina. É para isso que ela serve. Utiliza um guardanapo de papel para retirar o excesso de sujidade dos pratos e panelas.
Se tiveres loiça muito volumosa (uma panela grande ou uma saladeira, por exemplo), verifica se, lavando-as à mão, poderás colocar na máquina a loiça de duas refeições.
Usa as máquinas de lavar roupa só com carga completa, sem recorrer a ciclos como a pré-lavagem. Adapta-os segundo o grau de sujidade da roupa. Ciclos longos gastam mais água.
Limpa os filtros das máquinas com regularidade para manter a eficiência da lavagem.
Fica a saber mais sobre este tema clicando neste link.
Fonte: Idealista/News
Este artigo foi-lhe útil?
Se sim, deixe o seu comentário abaixo, partilhe-o com os seus amigos e subscreva a nossa Newsletter para ficar a par das próximas dicas, sugestões e todos os artigos do seu interesse.
[mc4wp_form]