Como lutar contra a monotonia da quarentena com crianças!

Como lutar contra a monotonia da quarentena com crianças!


Perante o cenário que vivemos no século XXI, todos temos deveres, direitos e obrigações, os quais nos foram incutidas desde crianças.
Com a suspensão das aulas, o recolher obrigatório ao domicílio, todos nós nos deparamos com o dilema de como entreter e educar uma criança no próximos meses.


Partilhamos convosco, seis sugestões para aplicarmos ao longo das próximas semanas:


1º Fazer/criar uma receita nova



Estimular as crianças a colocarem a “mão na massa” e fazerem a sua própria Bolacha de manteiga.

Receita:
250 g de manteiga amolecida
250 g de açúcar 
2 ovos
500 g de farinhaNum tacho, em lume brando, comece por derreter a manteiga. Deite-a numa tigela grande, adicione o açúcar e os ovos, e bata tudo com uma vara de arames. Acrescente a farinha e amasse tudo com as mãos até obter uma bola elástica. Guarde a tigela no frigorífico por 30 minutos, deixando a massa repousar até ganhar a consistência certa para moldar. Após esse tempo, ligue o forno nos 180º e deixe-o aquecer enquanto faz as bolachinhas. Vá retirando pedaços pequenos de massa e estenda-os com um rolo sobre uma superfície enfarinhada (trabalhámos antes numa folha de papel vegetal colocada em cima da mesa). Corte a massa com os cortadores que preferir e disponha as bolachinhas num tabuleiro de forno forrado com papel vegetal (não é preciso untar). Asse-as por uns 15 minutos até ficarem douradinhas e repita a operação até esgotar toda a massa.



2º Fazer uma coisa nova por dia, dar ásas à imaginação

Estimular as crianças a construírem os seus próprios brinquedos/brincadeiras.
A internet também dispõe de um vasto leque de sites com vídeos “faça você mesmo”, que ensina a fazer artesanato e a reutilizar objetos.
Como por exemplo, dado o elevado uso de papel higiénico e ovos, reaproveitar o rolo e as caixas dos mesmo e colorir, fazer animais, máscaras, entre outros.



3º Ver um filme da Disney por dia

Disponível durante um mês de forma gratuita, é de aproveitar esta plataforma, onde podemos ver séries e filmes na Netflix online ou em streaming diretamente na sua Smart TV, consola de jogos, PC, Mac, telemóvel, tablet e muito mais. Estes últimos meios são os prediletos entre as crianças. Um dos filmes mais visto na nossa infância, que se mantém atualizado e foi um sucesso nas bilheteiras é o “Rei Leão”.



4º Leitura e conto de histórias


Alguns sites gratuitos, tais como, o Domínio Público, o Espaço de Leitura e a L&PM, disponibilizam variadíssimas obras e livros infantis em PDF. Como é o caso por exemplo, da “Alice no País das Maravilhas”. Nesta época menos positiva, esta é uma história que nos remete para um mundo de sonho, de fantasia, bastante imaginário, repleto de enigmas, onde até os animais falam connosco.
Visto ser uma hora de união, através do facebook e youtube contam-se histórias diariamente à distância de apenas um click.



Aprender a tocar um instrumento

Atualmente existem diversos cursos de música online e gratuitos.
As crianças podem aprender a tocar o seu instrumento favorito no conforto do seu lar e na companhia da sua familia.



Manter o contato com os amiguinhos

Promover a interação entre as crianças da mesma turma, fazendo uma vídeo chamada com a educadora e os colegas e cantar a música dos bons dias. Contar uma história e partilhar trabalhos manuais realizados ao longo desta quarentena, aproveitando para fazer uma peça de teatro e uma sessão fotográfica criativa.

Sendo uma abordagem moderna da educação, o ideal é aplicar em projetos reais, “vendo e fazendo”.
Esta é uma estratégia ativa e motivadora, pois é importante adapta-la ao ensino dos tempos modernos, que requerem profissionais dinâmicos, disciplinados e que se saibam adequar a diferentes cenários, extraindo o melhor das situações inesperadas. Com o avanço da tecnologia, o conhecimento prático passou a ser um requisito fundamental, pois diferencia-nos. Para uma criança, ainda no início da vida, esta nova perceção é interessante, pois gera competências diferenciadoras e uma visão útil no futuro.

E já sabe…continue em casa!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *