Comprar uma casa cinco vezes maior com 100 mil euros? É em Braga.

Comprar uma casa cinco vezes maior com 100 mil euros? É em Braga.

Com o mesmo dinheiro, é possível comprar uma casa em Braga cinco vezes maior do que em Lisboa.

Hoje, o mercado imobiliário é extremamente exigente e dinâmico, pelo que, antes comprar ou arrendar apartamento ou moradia, é fundamental que conheça os valores de referência da realidade imobiliária em que se insere, ou que pretende investir. E a BelleVille quer coloca-lo a par desta realidade.

Segundo dados divulgados na plataforma Idealista, o preço das casas em Portugal aumentou em média 7,5% no quarto trimestre de 2016 em relação ao seu terceiro trimestre, com exceção das regiões do Alentejo, do Centro e da Madeira.

“Com esta subida, o preço médio de habitação em Portugal situa-se nos 1.351 euros por metro quadrado”, sendo que o maior aumento dos preços – por distritos – foi registado em Lisboa (11,8%), seguindo-se do Porto (6,5%) e Évora (6,2%).

Tendo em conta esta discrepância de valores entre as diversas regiões de Portugal, a BelleVille Imobiliária quis tentar perceber onde 100 mil euros conseguem comprar mais metros quadrados de casa em Portugal.

O resultado foi o retratado a seguir, com a conclusão que: em Braga é onde se compras mais metros quadrados com menos dinheiro, comparativamente aos restantes principais concelhos de Portugal.

 

Este é o número de metros quadrados que é possível comprar nestas 13 capitais de distrito com 100 mil euros, de acordo com o preço médio por metro quadrado.

Braga é evidentemente, a capital de distrito onde com 100 mil euros compram mais metros quadrados de casa. Do lado oposto está lisboa, onde o mesmo montante apenas compra cerca de um quinto da mesma área.

Ainda assim, os preços dos imóveis em Portugal estão muito longe dos valores mais altos a nível internacional, sendo dos países europeus onde é mais barato comprar casa, apesar de ter vindo a subir no ranking dos valores de habitação na Europa nos últimos anos.

Segundo um estudo da APEMIP, os preços mais elevados são os praticados no Mónaco com valores médios a rondar os 45 mil euros por metro quadrado, no Reino Unido a praticar em média 25 mil euros por metro quadrado, em França com 14 mil euros por metro quadrado, na Rússia com valores em média de 12 mil euros por metro quadrado e na Áustria com valores que rondam os 11 mil euros por metro quadrado.

Se 100 mil euros permitem comprar 57 metros quadrados em Portugal, em média, assumindo os preços do Global Property Guide, o mesmo dinheiro não chega para três metros quadrados no Mónaco.

O presidente da APEMIP, Luís afirma, esta conclusão “reflete o potencial e a credibilidade do mercado imobiliário português”

“No entanto, sabemos que a estabilidade do nosso imobiliário e o seu potencial de valorização, aliado ao preço por metro quadrado, continua a ser muito atrativo para captar o investimento estrangeiro”, acrescentou ainda o presidente do APMIP.

(Estes valores são relativamente a uma análise realizada no final do ano 2014 e inícios do ano 2015, podendo hoje ter sofrido algumas pequenas alterações)

Artigo criado a aprtir dos seguintes dados: Ler artigo

Ainda está em dúvida onde deve comprar o seu imóvel? Em Braga, claro!
Veja todos os imóveis disponíveis em Braga, aqui

Este artigo foi-lhe útil? 

Se sim, deixe o seu comentário abaixo, partilhe-o com os seus amigos e subscreva a nossa Newsletter para ficar a par das próximas dicas, sugestões e todos os artigos do seu interesse. 

[mc4wp_form]

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *