O que fazer em casa, em período de Quarentena.

O que fazer em casa, em período de Quarentena.

O período que atravessamos, de quarentena, está a obrigar milhares de Portugueses a permanecer em casa e as ideias de como ocupar o tempo, além do horário de trabalho, começam a esgotar-se certo?

Não se preocupe, aproveite para ocupar o tempo com coisas que até agora não tinha tempo para poder fazer. Podemos tornar a quarentena mais produtiva e menos sedentária, numa altura em que estamos reféns de “quatro paredes”. A BelleVille deixa algumas dicas para se poder distrair, em casa:

1. Assistir Concertos Online

Resultado de imagem para assistir a concertos em casa

Nesta altura são muitos as artísticas que têm usado o seu perfil pessoal do Facebook ou outras redes sociais, para fazer vídeos em direto com minis concertos, para ajudar as pessoas a ocuparem o seu tempo.

2. Manter a Atividade Física

Resultado de imagem para atividade fisica em casa

Sendo os ginásios obrigados a encerrar o seu espaço físico em tempo de quarentena, criam algumas alternativas online para estimular a continuidade da atividade física em casa. Alguns deles têm disponíveis treinos em vídeo e aulas em direto, através das suas páginas oficiais nas redes sociais.

Além dos ginásios, alguns personal trainer também tomaram esse princípio e fazem aulas online abertas aos seus seguidores.

Por isso já não há desculpas para não continuar a manter-se em forma. Mais importante do que isso, manter a atividade física é fundamental para o equilíbrio e a saúde mental em tempos de quarentena. Só precisa de reservar um espaço em casa e alguma motivação.

3. Visite museus ou passeie por zonas históricas

Visita virtual em um museu com o serviço Google Arts and Culture — Foto: Reprodução/Marvin Costa

O problema de não sair de casa no fim-de-semana, pode ser apaziguado, com centenas de possibilidades de visitas virtuais a museus um pouco por todo o mundo, podendo entrar dentro de igrejas e conhecer alguns dos locais mais visitados.

Como é o exemplo da biblioteca interativa Google Arts e Culture que integra cerca de 57 palácios e museus portugueses classificados como “Maravilhas de Portugal”, permitindo-lhe explorar o país, visitar igrejas e outros espaços, sem sair do seu sofá.

No site oficial dos Açores é possível também explorar alguns dos locais mais famosos do arquipélago, como o museu da graciosa, museu regional de Angra do Heroísmo ou o Museu do Pico. 

Por fim, também tem sempre a possibilidade de usar o Google Art e Culture, dando-lhe a oportunidade de visitar mais de 500 museus e galerias de todo o mundo.

4. Faça cursos on-line

Resultado de imagem para cursos online

Aproveite o momento para aperfeiçoar conhecimentos. Sempre gostou de saber mais sobre maquiar, cozinhar, fotografar ou qualquer outro tema? Hoje em dia existem inúmeras ferramentas que lhe possibilitam fazer os mais diversos cursos sem sair de casa.

Por exemplo, a Universidade Harvard, nos EUA, lançou mais de 100 cursos gratuitos online, para diversas áreas, acessíveis a partir do site oficial da mesma.

Também a Udemy reabriu cerca de 400 cursos gratuitos de formação em técnicas básicas de informática, como excel, programação, entre outras.

No Linkedin, podemos também encontrar gratuitamente conteúdo chamado “Trabalho Remoto: Colaboração, foco e produtividade”, onde poderá encontrar mais de 10 horas de diversos cursos de diversas áreas.

Como estes, há imensos outros exemplo de formações online, agora gratuitas, para poder estimular a sua formação.

5. Aprenda a tocar um instrumento

Resultado de imagem para cifra club

Sempre quis poder aprender a tocar um instrumento, mas nunca teve tempo para se dedicar a essa paixão? Que tal aproveitar para o fazer agora?

O site Cifra Club possui uma seção chamada “aprender”, onde disponibiliza vários tutoriais grátis com músicos profissionais onde ensinam amadores a tocar instrumentos musicais, como violão, guitarra, baixo, canto, piano, violino, entre outros.

6. Ver filmes e séries

Resultado de imagem para ver filmes em casa

Obviamente que este tópico não poderia deixar de existir, pois é o passatempo preferido de muitas pessoas nesta altura de quarentena. Neste período, muitas plataformas disponibilizaram-se gratuitamente aos seus utilizadores que não possuem assinatura, possibilitando a visualização de filmes e séries sem pagar. Como é o exemplo da Globoplay, a Amazon Prime Video, a Netflix, entre outras.

7. Experimentar novas receitas

Resultado de imagem para cozinhar em familia

Que tal aproveitar este tempo de quarentena para fazer aquela receita que há tanto tempo quis fazer e não conseguiu?

Existem diversos sites, canais e tutoriais de receitas que podemos ter acesso a qualquer momento, a partir de casa.

Aproveite este período para estimular os seus dotes de culinária.

8. Tarefas Domésticas

Resultado de imagem para arrumar o roupeiro

Claro que esta também é uma das dicas mais obvias. Mas, existem tarefas que se calhar podemos aproveitar esta altura para o fazer, por termos mais tempo.

Por exemplo, arrumar/organizar o roupeiro, mudar os móveis de local para dar um novo ar à casa, cuidar do jardim/vasos da casa ou coloque em ordem aquelas gavetas que está ao tempo a pensar arrumar.

9. Leia ou ouça livros online

Resultado de imagem para LER LIVROS EM CASA

Confesse…temos sempre em casa um (ou muitos) livro que sempre quisemos ler, mas nunca tivemos grande tempo para dedicar à leitura, certo?

Que tal faze-lo agora? Opte por ler livro que tem esquecidos em casa ou pode sempre descarregar e-books em websites como da editora Leya, na Biblioteca Digital Camões, entre outras plataformas.

A plataforma Chiado Books, foi criado o separador StayHome Books, onde se pode encontrar livros gratuitos.

10. Faça atividades com os animais de companhia

Resultado de imagem para animais de estimação e familia

É certo que o nosso animal de estimação, neste período de quarentena é a nossa melhor companhia, por isso não o exclua das atividades que tem planeadas para passar o seu tempo. Faça treinos com ele, aproveite para lhe dar aquele banho de spa, escovar, brincar e, claro, que dar aquelas voltinhas curtas na rua com eles.

Não deixe que este período de quarentena tome conta de si! Faça diversas atividades e tente ocupar todo o seu tempo, sem ser sentado no sofá. São muitas as sugestões que poderá encontrar online e não só. É só dar asas à sua imaginação e motivação.

E já sabe…acreditar que VAI FICAR TUDO BEM!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.