Como deixar a sua casa mais fresca neste Verão

Como deixar a sua casa mais fresca neste Verão

Temos plena noção que o calor este verão já começa a ser insuportável e aos poucos tem vindo a esgotar a sua energia e boa disposição. Durante o dia o calor torna as suas tarefas mais simples em grandes dificuldades e à noite o calor toma conta do seu sono, correto?

Se não tem ar condicionado em casa é absolutamente normal que manter a sua casa com uma temperatura minimamente agradável seja uma luta diária quase sem resultados. Por esse motivo, a BelleVille quer ajuda-lo a contornar essas dificuldades e mostrar-lhe que existem imensos truques que ajudam a amenizar o ambiente da sua casa.

Estas são as 10 dicas bastante económicas para que isso seja possível, sem ter que recorrer ao Ar Condicionado:

  1. Manter as cortinas, persianas e portas a seu favor

persianas1

Apesar de parecer óbvio, esta solução é muitas vezes ignorada ou esquecida. Evitar a incidência direta dos raios solares para dentro de casa pode significar conseguir menos 6º graus dentro da sua casa.

Claro que assim que o sol não incida diretamente, ou preferencialmente, à noite, use as janelas e portas para correr o ar mais fresco da noite, mantendo-as o máximo tempo possível abertas.

  1. Troque os lençóis e vire o colchão

dormir bem

Pode parecer estranho mas a troca de lençóis da sua cama podem garantir uma maior frescura, de preferência se essa troca for feita por lençóis em tecido 100% algodão, pois este caracteriza-se por respirar melhor e permanecer mais fresco.

  1. Dê uso aos exaustores

cozinha com exaustor

Caso possua um exaustor na casa de banho e/ou na cozinha, faça uso deles. A sua principal função é absorver o ar quente e é isso mesmo que pretendemos nestes dias de calor, por isso, use-os!

  1. Troque as luzes incandescentes

luzes incandescentes

Livre-se de uma vez de todas as lâmpadas com luz incandescente, além delas gastarem cerca de 90% da sua energia com o calor que emitem, tornam o ambiente mais quente e consomem mais energia elétrica. Tem agora uma excelente oportunidade de tomar a atitude que já tinha pensado ter á algum tempo.

  1. Evite usar o forno

grelhador

Sempre que poder, evite usar o seu forno e, se possível, o fogão na cozinha. Como é óbvio cozinhar é necessário e indispensável, mas se pensarmos bem existem outras soluções possíveis que não aqueçam tanto o ambiente dentro de casa. Uma solução bastante usada nesta época é o uso do grelhador na hora de cozinhar, pois além de deixar a comida mais saudável não produz tanto calor.

  1. Manter plantas ou toldes em frente às janelas

toldos em janelas

Outro excelente truque, ainda que não tão automático no curto prazo é, plantar árvores ou outras verduras que evitem que os raios solares incidam diretamente nas janelas, ou outra opção é colocar toldes nas janelas originando sombra para o interior da casa.

  1. Use decoração branca ou com cores claras

pexels-photo-29907-large

Retirar toda a cor escura ou objetos que causem um ambiente pesado dentro de casa é também uma excelente opção que fará com que a mesma refresque mais facilmente. Troque tapetes, almofadas e capas dos sofás que sejam mais quentes ou com uma cor mais escura. Optar por cortinas e paredes brancas, se possível, é uma excelente maneira de refrescar o ambiente, pois está provado que esta cor reflete mais luz do que aquela que absorve.

Também, quantos mais objetos ou mobília uma casa tiver, mais quente ela será, por isso opte por retirar algumas coisas da sua decoração nesta época de mais calor.

  1. Ter zonas de água em casa

fontes de água decorativas

Não percebeu esta afirmação? Nós explicamos.

Esta estratégia nem sempre é muito usada por ser desconhecida a sua finalidade, no entanto, pode tornar-se num truque muito eficiente.

Espalhar bacias de água pela casa, aquários, fontes de decoração ou qualquer outro objeto que contenha água é uma mais-valia para manter o ambiente da sua casa fresco pois, à medida que esta água evaporar, irá contribuir para deixar a temperatura ambiente mais húmida e a respiração bem mais confortável.

Outra excelente oportunidade é molhar regularmente as varandas e terraços.

  1. Ter plantas dentro de casa

casa com plantas1

Além de todos os benefícios que as verduras por si só nos transmitem, elas são excelentes quando se trata de refrescarem o local onde se encontram, pois assim que são regadas a planta transpira o excesso deixando o ambiente mais fresco, estando estas concentradas num único sítio, ou não.

  1. Refresque-se a si também

beber agua

E como não poderia deixar de ser, cuidar de si e da sua própria frescura é meio caminho andado para que todos os pontos anteriores pareçam mais eficazes. Refresque o seu corpo ingerindo bebidas frescas, principalmente àgua, e vista-se de maneira confortável e arejada.

Todos estes pontos parecem bastante óbvios, no entanto, existe sempre um ou outro que nos falha no momento de tentar arrefecer o ambiente de calor sentido dentro da nossa casa. Por isso lhe queremos dar estas dez excelentes dicas para que nada falhe e consiga agregar um ambiente minimamente fresco, de maneira a que pelo menos, o sono deixe de ser uma das suas maiores preocupações nesta época do ano.

Claro que todas estas dicas, individualmente, dificilmente espelharam o efeito pretendido mas, certamente que em conjunto irá notar uma grande diferença na temperatura da sua casa.

Este artigo foi-lhe útil? 

Se sim, deixe o seu comentário abaixo, partilhe-o com os seus amigos e subscreva a nossa Newsletter para ficar a par das próximas dicas, sugestões e todos os artigos do seu interesse. 

[mc4wp_form]

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *