Tudo o que precisa ter em conta antes de comprar casa

Tudo o que precisa ter em conta antes de comprar casa

Ter uma casa própria é o sonho da grande maioria das pessoas e, na hora em que parecem estar reunidas todas as condições para tomar esse grande passo é necessário ter mesmo a certeza que é o momento e que reúne, de facto, todas as condições que essa decisão implica.

Sair da casa dos pais, casar ou simplesmente deixar de pagar uma renda são alguns dos principais motivos que levam a que este passo seja tomado, no entanto, ponderar alguns cuidados e certificar-se que analisou e sabe todas as informações inerentes á mesma é crucial para que tudo seja feito com total segurança e confiança.

A BelleVille Imobiliária quer garantir que possíveis problemas sejam evitados e para o ajudar nesta etapa, preparamos alguns pontos que consideramos importantes para que tudo lhe corra da maneira que espera e para que faça a melhor compra.

Confira todos os fatores que precisa saber antes de comprar a sua casa!

Defina as suas principais necessidades e desejos

Defina a tipologia que pretende, a pensar não só no presente mas principalmente no seu futuro (se tem ou terá filhos, se não, etc), defina a localização pretendida e todas as características que considera cruciais e necessária para si.

Faça uma pesquisa e visite imóveis

Para evitar que se arrependa no futuro, previna-se e faça uma procura exaustiva de imóveis consoante as características que definiu no passo anterior. Depois dessa pesquisa visite os imóveis e comprove a veracidade dos anúncios, se quiser ser mais exigente ainda, faça uma grelha com as diferentes características como preço, áreas, localização, exposição solar, existência de varandas, despensa, existência de terraço, enfim, aquilo que acha mais relevante para poder comparar ao pormenor todos os imóveis visitados.

Dica: se quiser poupar algum do seu precioso tempo, procure uma imobiliária que o ajudará e aconselhará pelos melhores imóveis dentro das suas possibilidades e características desejadas

Faça uma análise cuidada da localização e acessibilidades

Uma avaliação do local é um fator que pesa bastante e sem dúvida terá alguma influência no seu dia-a-dia. Determine cuidadosamente todos os serviços e infraestruturas que virá a ter ao seu redor, mais do que isso é importante analisar a segurança do local, iluminação, ambiente, acessos, transportes públicos, espaços verdes, enfim, pense em todos os aspetos que interferem na sua mobilidade e qualidade de vida.

Verifique o estado de conservação e qualidade do imóvel

Faça muitas questões e comprove tudo que poder de maneira a verificar:

  • O isolamento do edifício ou da casa
  • Acabamentos interiores 
  • Estado de canalizações
  • A construção e possíveis defeitos inerentes à mesma (como fissuras, sinais de humidade, etc)
  • O estado e qualidade dos móveis da cozinha (sendo a divisão que, por norma, sofre de uma maior degradação)
  • Instalação de água, eletrecidade e gás
  • Entre Outros

Estes e outros pormenores são importantes pois, por mais irrelevantes que pareçam podem vir a causar-lhe, em certos casos, mais encargos com o imóvel.

Tenha em atenção a Exposição Solar

Saber exatamente a posição do imóvel relativamente á sua orientação solar, é um factor importante pois ele terá influência na sua qualidade de vida e mais do que isso nos custos energéticos. Para isso é importante saber o que cada orientação representa:

Casa voltada a norte: apesar de ser mais fresca no verão, por ter muito pouca exposição solar, ira-lhe proporcionar mais custos energéticos de aquecimento e, talvez, de humidade

Casa voltada a nascente: apenas tem sol da parte da manhã

Casa voltada a Sul e/ou Poente: Tem uma maior exposição solar, logo é a escolha mais acertada na orientação solar de um imóvel.

Saiba todos os encargos fiscais e financeiros a que está sujeito

Comprar casa é algo que lhe poderá ficar muito dispendioso, sendo um grande investimento e por isso é importante fazer contas e estar a par de todos os custos.

Deve certificar-se, em primeiro lugar se a casa cumpre todos os requisitos legais, confirmando se não existem penhoras ou hipotecas sobre o mesmo, evitando dividas que não são suas, para isso dirija-se à Conservatória de Registo Predial.

Deverá informar-se também, na repartição das finanças, sobre os impostos que será obrigado a pagar e se o Imposto Municipal sobre imóveis está em dia.

Se optar por um apartamento é importante também ter em conta, a prestação do condomínio.

 Se necessitar de um crédito bancário – crédito á habitação – para realizar a compra do imóvel, deve contabilizar essa despesa mensal e avaliar o peso no seu orçamento familiar, pois esta vai ser uma despesa que o acompanhará durante alguns anos e tem que ser o máximo possível confortável para si para não correr riscos de incumprimento.

Dica: Nunca comprometa mais de 30% dos seus rendimentos familiares mensais, já com esta despesa incluída

Por fim, convém não esquecer que há ainda despesas iniciais e/ou contínuas que estará obrigatoriamente sujeito, tais como:

  • Pagamento do Sinal
  • Pagamento da avaliação do Imóvel e associadas ao empréstimo bancário
  • Emolumentos notariais para celebração do registo predial
  • Encargos com impostos, tais como o Imposto Municipal sobre Transações Onerosas de Imóveis (IMT)
  • Custos associados às ligações de água, gás e/ou eletricidade
  • Prestações do empréstimo bancário
  • Prémios do seguro
  • Despesas do condomínio (caso opte por apartamento)

Todo o processo inerente à compra de uma casa ou apartamento nem sempre é uma tarefa fácil, ainda que seja uma fase por onde todos nós ansiamos passar um dia. Muitos pormenores devem ser tidos em conta e muitas decisões importantes, que se poderão reflectir a longo prazo, têm que ser tomadas. Deste modo, para evitar surpresas e dissabores, agora já sabe o que não pode perder de vista e todos os cuidados que deve ter para ir à procura da casa dos seus sonhos! 

Não perca mais tempo e seja feliz!

Este artigo foi-lhe útil? 

Se sim, deixe o seu comentário abaixo, partilhe-o com os seus amigos e subscreva a nossa Newsletter para ficar a par das próximas dicas, sugestões e todos os artigos do seu interesse. 

[mc4wp_form]

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *