Black Friday – Conceito e história

Black Friday – Conceito e história

Famosa nos Estados Unidos, a Black Friday tem vindo a consolidar-se em Portugal numa proporção gigantesca, começando já a afirmar-se como uma das melhores épocas do ano para se encontrar os maiores descontos em vários produtos e serviços.
Por norma, toda a gente que quer economizar acaba por aguardar o mês de Novembro, ou os seus últimos dias, para fazer algumas compras tão desejadas.

Diversos segmentos entram nesta altura em promoções extraordinárias eé tanta a adesão que a tradicional “sexta-feira” acaba por estender-se, em muitos segmentos, para o fim-de-semana seguinte, semana ou mesmo mês.

Mas porquê o nome Black Friday?
Como surgiu essa época do ano tão esperada pelos comerciais e pelo público?
Porque deve comprar durante a Black Friday?

São algumas questões que provavelmente faz a si próprio, e nós queremos esclarece-lo!

Qual a história por de trás do nome BlackFriday? 

black-friday-anos-80
Na década de 1960, no dia seguinte ao feriado mencionado acima, as ruas ficavam cheias de carros e peões e, a policia de Filadélfia começou a chamar esse dia de Black Friday pelos constrangimentos causados pela multidão que sai á rua, por se abrir oficialmente o período e compras para o Natal. Com isto, os comerciais da época perceberam que esta podia ser uma oportunidade para oferecer produtos com desconto para essa multidão e fazer com que este fosse o período de grande conforto para os mesmos e sair da chamada “cor vermelha”, ou seja, do prejuízo que sentiam naquela altura do ano.
As lojas da época começaram então a dar outra conotação para  Black Friday, que se popularizou oficialmente como a data de início das compras para o Natal. 

Quando é realizada oficialmente a Black Friday?

A Black Friday começa no feriado de Ação de Graças, celebrado tradicionalmente pelos americanos, na última quinta-feira do mês de Novembro.

O Black Friday tem ganho força no mundo?

Por muitos anos os lojistas canadenses morriam de inveja dos seus “colegas” americanos, especialmente quando os seus clientes fiéis colocavam o “pé na estrada” rumo ao sul à procura de melhores compras a preços mais baixos. Então esta começou a ser igualmente adotada pelos mesmo e, assim sucessivamente por vários outros países, tais como: Brasil, Portugal, Reino Unido, Austrália, Canadá e Paraguiai que hoje também incluem esta data no calendário, mesmo não usufruindo do feriado Ação de Graças.

O Black Friday em Portugal

Em Portugal, a Black Friday ainda não está totalmente divulgada, mas o conceito é já muito aplicado em várias superfícies comerciais e este ano ele será na última sexta-feira de Novembro, já no próximo dia 25.

Em Portugal este é visto como sinónimo de poupança e consumo, sendo a altura certa para ir ás compras, pois já uma grande maioria de marcas interessadas em faturar mais e renovar stocks, sai para o mercado com campanhas de descontos surpreendentes, antecipando os Saldos típicos de Janeiro.

Este ano, pode ver marcas como Fnac, Amazon, El Corte Inglês, Media market, Zara, Ikea, e muitas mais a aderir á campanha.

Desde a moda, eletrodomésticos, informática, produtos de beleza, decoração, viagens (etc), a oferta é generalizada e o difícil será resistir a não comprar aquilo que tanto deseja.

O Black Friday BelleVille

post-bf

Se está á espera da altura certa para comprar o seu imóvel de sonho, a BelleVille quer que o momento seja agora e nada melhor que uma baixa considerável de preços para tornar o seu sonho possível! Deste modo, colocamos vários imóveis – entre moradias, lojas e escritórios – com uma baixa de preço até 58%Off.

São duas semanas com descontos até 58%Off em vários imóveis, entre moradias, lojas e escritórios.

E tu, vais perder a oportunidade de comprar a casa dos teus sonhos até metade do preço?!

 

[mc4wp_form]

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *