Quer vender imóvel? Reduza o pagamento de mais-valias

Quer vender imóvel? Reduza o pagamento de mais-valias

negócio imobiliário está ao rubro e o setor deve manter-se dinâmico nos próximos tempos. Uma boa notícia para quem vai vender casa, já que com o mercado em alta pode conseguir um encaixe financeiro interessante. Deixamos-te, se for esse o teu caso, alguns conselhos para reduzires o pagamento das mais-valias conseguidas com a transação.

Segundo o Público, a venda de um imóvel acima do valor de compra pode significar o pagamento de imposto, mas há um conjunto de despesas que podem diminuir ou mesmo anular o valor a pagar.

“Desde logo as despesas legais de aquisição, como o custo da escritura e registo predial. Na venda há outras despesas que podem fazer muita diferença, como por exemplo as de obras de manutenção e de melhoramento do imóvel, o pedido de certificação energética para os casos em que ainda não exista, e a comissão paga à imobiliária, se for esse o caso”, escreve a publicação.

Tendo por base simulações feitas pela PwC Portugal, o diário conclui que é possível reduzir 7.500 euros ao valor a considerar para imposto. É este o caso, por exemplo, de um imóvel comprado em 2010 por 200.000 euros e vendido em 2017 por 270.000 e com despesas de manutenção de 15.000 euros. Com despesas a mais-valia apurada ascenderá a 16.125 euros e sem despesas a 23.625 euros.

 

Fonte: Idealista/News

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *