Euribor continua negativa no próximo ano 2019

Euribor continua negativa no próximo ano 2019

Boas notícias para quem tem de pagar um empréstimo ao banco pela compra da casa. A Euribor, principal indexante dos contratos à habitação em Portugal (mais de 95% dos financiamentos em vigor), vai manter-se em terreno negativo até ao próximo ano.

Essa é, pelo menos, a previsão do Governo contemplada na proposta do Orçamento do Estado para 2019 (OE2019). Isto significa que a prestação da casa se vai manter praticamente inalterada – caso as estimativas do Executivo para a evolução das taxas de juro estejam certas.

“Num contexto de redução gradual do impacto dos estímulos não convencionais adoptados nos últimos anos pelo BCE, a taxa de juro de curto prazo (Euribor a 3 meses) deverá exibir um perfil ligeiramente ascendente, embora se mantenha em níveis historicamente baixos”.

As estimativas que constam da proposta do Orçamento do Estado para este ano contemplam um valor médio da Euribor de -0,3%, enquanto no próximo ano as estimativas apontam para os -0,1%.

Por outro lado, o Executivo socialista de António Costa, a nível de enquadramento internacional, estima que os preços do petróleo se mantenham praticamente inalterados face aos valores registados este ano. Também a moeda única deverá estabilizar. 

“Após um aumento em 2018 (que se estima seja o mais elevado dos últimos seis anos), as expetativas implícitas nos mercados de futuros apontam para que o preço do petróleo ascenda a 72,2 dólares por barril em 2019 (cerca de 60,6 euros por barril), refletindo a persistência de tensões geopolíticas no Médio Oriente (imposição de sanções pelos EUA ao Irão no período mais recente) e também noutros países exportadores de petróleo (caso da Venezuela), com possíveis perturbações do lado da oferta”, refere a proposta do Orçamento do Estado para 2019.

O preço médio do Brent, em 2018, deverá rondar os 72,9 dólares por barril, enquanto no próximo ano chegará aos 72,2 dólares por barril.

Este documento realça ainda que, expresso em euros, “o preço do petróleo apresenta um perfil ainda mais acentuado, em parte explicado pela depreciação esperada da taxa de câmbio do euro face ao dólar”. Contudo, a taxa de câmbio média deverá ser idêntica em 2018 e 2019: 1,19 dólares.

Artigo retirado de: Idealista/news

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *